Xô, coronavírus
Dicas e atividades para a quarentena:
Primeiro, prevenção; segundo, #partiubrincar.
A pandemia de coronavírus pede responsabilidade coletiva. Mesmo que a criançada esteja fora do grupo de risco, já sabemos que elas são veículos de transmissão e podem ser contaminadas, podendo afetar as populações mais frágeis, incluindo os próprios avós. Por isso, esse período de quarentena nos confronta com o fechamento das escolas tem sido uma das medidas para evitar aglomerações e barrar a cadeia de contágios.
Vale lembrar que o isolamento domiciliar que órgãos como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde estão indicando é para todos, não apenas para casos de suspeita de contaminação. Pessoas infectadas pelo novo vírus devem redobrar os cuidados e seguir procedimentos com regras específicas.
Vamos tentar passar essa mensagem às crianças, aproveitando a oportunidade para construir um diálogo sincero e construtivo sobre humanidade. Lembrá-los que não é tempo de férias, mas que a quarentena é um momento de respirar, cumprir medidas de prevenção e exercer a cultura do cuidado.
Pensando nisso, o Lunetas separou uma série de dicas e atividades para reorganizar a agenda durante esse período. Especialmente para as famílias que estão trabalhando dentro de casa e precisam olhar as crianças ao mesmo tempo. Já lavaram as mãos e garantiram a limpeza necessária? Então, se prepara que lá vem programação para a quarentena!
#1 Brincar sozinho pode fazer bem à saúde
Bom, se a nossa meta na quarentena é fugir das aglomerações para evitar o contágio, seria imprudente chamar toda a vizinhança para fazer gincanas no quintal de casa durante esse período. A boa notícia é que brincar sozinho é uma ação natural da criança, que pode influenciar o desenvolvimento infantil e as habilidades socioemocionais. Nosso parceiro Tempo junto fala sobre esse tema e dá muitas outras dicas na playlist “Tempojunto em casa – COVID-19“
Durante a semana, vale a pena conferir o Guia Tempojunto em Casa, com conteúdos pelo Instagram e pelo YouTube, além de posts diários com informações para pais e mães seguirem este momento com tranquilidade e aproveitando o tempo da melhor forma possível com os filhos.
2- Comer bem para fortalecer a imunidade
Agora é a hora de dar ao organismo tudo aquilo que ele precisa para se manter saudável e disposto, trabalhando para afastar a gripe. Cada família tem uma dieta alimentar que deve ser respeitada e adaptada conforme as atividades do cotidiano e suas próprias escolhas. Mas não custa nada evitar junk food nesse período de esforços coletivos, substituindo o cardápio por uma alimentação mais saudável. Se a criatividade não bater na porta, tudo bem, aqui vão três seleções que podem ajudar a inovar o cardápio do dia a dia, sem tomar muito tempo.
3- Higienizar brinquedos e evitar a disseminação do coronavírus
O Ministério da Saúde já advertiu e nós vamos ficar atentos às recomendações: os casos de coronavírus podem dobrar a cada três dias se não forem adotadas medidas de prevenção. É por isso que mesmo com tanto trabalho e informação para dar conta, o ideal é fazer um esforço a mais nessa quarentena e manter a limpeza da casa em dia, assim como a higienização dos brinquedos das crianças, ação que pode ser realizada pelos próprios pais e responsáveis.
4- Ler em voz alta para as crianças
Depois dessas três dicas superimportantes, agora é hora de mergulhar no universo da literatura para afogar de uma vez por todas o pânico. Todo mundo sabe que, por aqui, a leitura é território de encantamento e a gente nunca cansa de dar dicas e mais dicas de livros. Para a quarentena não seria diferente. Se sabemos que a leitura em voz alta é essencial para a formação do corpo e para a saúde cognitiva, por que não aproveitar o momento para colocar em dia aquelas páginas que estão faz algum tempo fechadas em cima da mesa de cabeceira? Pode ser uma oportunidade para uma boa conversa sobre temas importantes.
Fonte: https://lunetas.com.br/quarentena/