Proposta Pedagógica
JUSTIFICATIVA
O mundo e o Brasil vivem os efeitos dramáticos da pandemia do novo coronavirus, dentre eles a suspensão do ensino presencial nas escolas. Como forma de enfrentar esta situação as escolas estão lançando mão de soluções de recursos digitais de aprendizagem.
Para enfrentar as adversidades desta crise, a Fapaci oferece uma chance de experimentar novas maneiras de fazer suas ações pedagógicas — a criação da brinquedoteca virtual – Esta iniciativa vem questionar velhos hábitos e superar a tradição e o medo, e fazer um movimento rápido de adoção de novas tecnologias educacionais.
Compreendemos a brinquedoteca com “um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando seu acesso a uma grande variedade de brinquedos, em um ambiente especialmente lúdico”( Cunha, 1998), que tem como finalidade resgatar o brincar espontâneo como elemento essencial para o desenvolvimento integral da criança, de sua criatividade, aprendizagem e socialização (Magalhães e Pontes, 2002).
A brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que ela esteja presente em todos os momentos de sua vida. Para Melo e Valle (2009), as experiências vividas na infância são frequentemente refletidas nas brincadeiras e as brincadeiras se refletem na maneira como as crianças lidam com os acontecimentos do dia-a-dia.
Ao brincar, afeto, motricidade, linguagem, percepção, representação, memória e outras funções cognitivas estão profundamente interligadas. A brincadeira favorece o equilíbrio afetivo da criança e contribui para o processo de apropriação significativa da consciência infantil, além de possibilitar a expressão pela criança, do seu mundo interior.
Com a criação da Biblioteca virtual, a Fapaci passa a oferecer suporte e recursos educacionais em áreas como prevenção do coronavírus, disciplinas curriculares, filmes, histórias infantis, jogos e brincadeiras, dentre outras, como também, ser um espaço complementar para a efetivação da prática pedagógica.
OBJETIVOS
- Geral
- A brinquedoteca virtual instituída , tem como objetivo geral à formação de educadores no sentido de contribuir para que reconheçam o direito da infância ao brinquedo.
- Específico
- Propiciar experiências ricas e ativas com brincadeiras inclusivas;
- Permitir a experiência das múltiplas relações sociais;
- Resgatar o brincar espontâneo como elemento essencial para a criança expressar suas angústias e ansiedades;
- Favorecer um rico acesso às vivências das crianças.
- Possibilitar a efetivação de uma rica experiência de prática pedagógica.
METODOLOGIA
A brinquedoteca será organizada de forma virtual e visa atingir aos objetivos propostos neste projeto, respeitando os limites impostos pela idade e desenvolvimento de cada criança.
As informações disponibilizadas contribuem com a formação de estudantes de graduação em Pedagogia e outras licenciaturas e com a formação continuada de professores atuantes em escolas particulares, estaduais e municipais, além de outros ambientes informais de aprendizagem, reconhecendo que brincando a criança aprende a gostar de aprender. Será disponibilizado portanto a comunidade em geral através de um site na internet com livre acesso a todos.
REFERÊNCIAS
AWAD, Hani. Brinque, jogue, cante e encante com a Recreação. 2ª. Ed. Jundiaí, SP.: Fontoura Editora, 2006.
CASTRO, Norida, T. A função regulatora do Lúdico. São Paulo: LCTE Editora, 2010.
CUNHA, NHS. Brinquedoteca: definição, histórico no Brasil e no mundo. In: Friedmann A. O direito de brincar: a brinquedoteca. São Paulo: Edições Sociais/Abrinq; 1998.
MATOS, Mauro Gomes de; NEIRA Marcos Garcia. Educação Física Infantil. 7ª ed. São Paulo: Phorte editora, 2008.
VIGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.