O papel dos pais
Os pais têm papel fundamental no que diz respeito à preparação dos espaços e do contexto a ser explorados na brinquedoteca. Principalmente no ambiente não escolar, os pais têm a função de propor as atividades da melhor forma possível, mantendo um espaço de qualidade e enriquecedor, de maneira a estimular a curiosidade dos pequenos e a interação social com as outras crianças, sem forçar nada, deixando-os livres e à vontade nesse lugar. E quando falamos em enriquecedor, nada tem relação com brinquedos caros, mas com aqueles que permitam a exploração de diferentes linguagens, sejam elas musical, corporal, gestual ou escrita.
O adulto pode e deve participar da brincadeira. O envolvimento da mãe ou do pai não só estreita os laços afetivos com os filhos, como também aumenta o nível de interesse e motivação. E é com esse envolvimento que o adulto tem a chance de auxiliar a criança na elaboração das inquietações e conflitos que possam surgir, além de propor novas ideias e questionamentos.
Como diria o famosos pediatra e psicanalista inglês, Donald Woods Winnicott, a brincadeira é universal e é própria da saúde: o brincar facilita o crescer, logo a saúde.
Por isso, sempre arranje um tempo para brincar com o seu filho e deixá-lo brincar com outras crianças. Isso não é só para acontecer na escola, com os coleguinhas dele. Em casa também é possível brincar de forma divertida e estimulante e a sua presença deixará tudo mais interessante para ele.
Fonte:https://www.tegraincorporadora.com.br/blog/lifestyle/a-importancia-da-brinquedoteca/